domingo, 3 de maio de 2009

Maio - mês de muitas comemorações.


O mês de maio começou bombando em vários sentidos - a começar pelas comemorações em seu 1º dia , tido como dia do trabalho. Por conta de uma grande demanda de trabalho naquele dia tive o privilégio de trabalhar no feriado. Não reclamo, desde que seja por boa causa. E foi. Para começar fiquei mais de uma hora plantada no ponto do ônibus, o que me irrita profundamente. Contudo, às vezes existe algo de bom, mesmo diante de uma situação deagradável. Depois de esperar muito, me toquei de que outra mulher aguardava desde que eu ali chegara. Lamentavelmente transportes coletivos são precários em Brasília. Foi quando lhe perguntei se estava há muito esperando. Por coincidência, ela também ia para o mesmo destino que eu. Decidimos ir, então, para rodoviária. Como não tenho costume de andar de ônibus, pedi-lhe que fôssemos juntas, pois não sabia exatamente onde ficavam os terminais.

Ela fora extremamentee gentil, mas durante a conversa, notava que me ela olhava como quisesse dizer algo. Já na rodoviária, ela (não soube nome dela, nem ela o meu), me contou que me conhecia. Eu, meio, aliás, totalmente sem graça, perguntei "de onde?", ela respondeu: "da temakeria, você vai sempre lá com suas amigas! E você é a que mais ri." :O Ela trabalha na temakeria no Sudoeste.

Achei muito interessante o fato dela se lembrar de mim e de minhas amigas, mesmo porque vamos lá ocasialmente. Realmente não me lembrei dela em nenhum momento -, uma pequena finitude.

As amigas a que ela se referiu foram Claudia Costa, Camila Ciolin e Roberta Moura. Aprendi a gostar de temaki com a Robertita e Thatiane Phelipe, que insistiam pra eu experimentá-lo. Ontem fomos a um jantar maravilhoso em que me fartei em suschis e saschimis, entre outras delícias. Aprendo muito com muitas amigas todos os dias. Com Roberta também passei a gostar do perfume Issey Miyake; e ela do Individualle Montblanc, um dos meus prediletos.

Ainda no 1º de maio na rodoviária houve um momento de tensão. Depois de algum tempo percebi que o ponto do ônibus ficava em frente o posto policial. Até aí sem problemas. Fato foi que me paravam dois camburões dos quais saíram três mulheres algemadas. O clima na rodoviária estava alegre por conta do feriado e sol brilhante: pessoas transitavam sorridentes indo e vindo. Nesse ínterim, todos paravam para vê-las - cena triste do cotidiano, reflexo das desigualdades sociais do País. Havia um grupo de angolanos lindos, trajados em vestimentas bem coloridas que, igualmente, roubavam olhares dos transeuntes. Reconheci um deles na época da UnB. Eles ficaram aflitos e atônitos ao ver as mulheres sendo detidas, de modo que gesticulavam e falavam alto um português bem embolado. O grupo na fila também começou a comentar, até que elas adentravam a delegacia, armas e cacetes em punho pelos policiais. E eu lá no meio, com maior medo de sair um quebra-pau [...].

Naquele dia, depois de algumas aventuras e desventuras, tive o prazer de comemorar o niver de outra amigona: Flavita Martins. Nossa afinidade é incrível e tenho muito carinho por ela. Ela, certa vez, quase se meteu numa tremenda confusão apenas para me satisfazer um capricho. Depois rolamos de rir. O niver dela foi badaladíssimo, entre muitos amigos lindos, como ela.

Ontem, 2/5, num jantar ultra- mega-chique, comemoramos o niver do Arthur. Nome de rei não por acaso, Arthur é filho de Roberta Moura. Pensem num garoto charmoso. Sou fanzoca dele e da forma como ele gargalha, que também se tornou amigo da menina mais linda que conheço: Tamine. rsss

E, para completar este mês de maio, dia 5 será o niver dessa moça que amo mais que tudo. Ela é meu bem-querer. Sou feliz, mais que feliz.
Outra data que certamente será lembrada neste mês é o 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura, um dos maiores movimentos sociais do Brasil. Certamente em todo país haverá muitas comemorações, inclusive nas crenças afrodescendentes com homenagens aos humildes pretos-velhos.


RB.

4 comentários:

  1. Mês de maio, mês dos amigos!
    Mais a sua cara, IMPOSSÍVEL!!!!

    ResponderExcluir
  2. Éh, tenho sol domiciliado na casa 11!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Amiga"
    Como poderia começar esse comentário sem tal frase?
    Amei sua presença no meu aniversário e tb a minha presença aqui no seu blog.
    Vc é uma pessoa maravilhosa e especial que o destino trouxe para minha vida. Vc disse tudo: "Nossa afinidade é incrível..." Adoooorooo!!!!
    Semana que vem tem mais risadas e diversão.
    Bjão

    ResponderExcluir