domingo, 17 de maio de 2009

Entre ser chic ou chica

Dia desses eu algumas amigas discutíamos o conceito de ser ou não ser chic. Cada uma a seu modo, mediado pela subjetividade, exprimia opinião diferente: "ser chic é não estar nem aí." Outra: "é ter estilo próprio"; " não é preciso seguir a moda, mas ter bom gosto e refinamento." Para Glória Kallil, profissional de renome no tema de comportamento e moda no Brasil, para ser chic (ou chique) "é preciso ter infomação que, aliada ao que se tem por dentro, representa como se está por fora."
Enfim, papo informal que pode parecer bobo, fato é que a vida contemporânea, em que prevalece o poder sedutor da imagem, "que prefere a representação à realidade" - inclusive para indústria da informação -, pois até os produtos têm lá seu toque de sensualidade, o caráter chic se faz bastante relevante.
Ainda assim, em minha humilde presunção (rsssssss), continuo achando que ser chic é ser autêntico, feliz. Saber se comportar em qualquer situação e ter jogo de cintura também não é fácil; além disso, o chic não se preocupa em quebrar regras sociais, é original. Ninguém merece o estilo fazer pose (parecer ser sem ser), que soa artificial. Papo vai, papo vem, pensamos: e quem não é chic é o quê? Silêncio fúnebre e alguém num insight disse: chica! ahaaaahaahhhhha!!!
Elas são incríveis e, diga-se de passagem, mui belas e chics!

RB

3 comentários:

  1. Amei, amei, amei!
    E diga-se de passagem vc e TODAS as suas amigas são chiques...afinal, são egrégoras similares.
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  2. O dicionário define Chique assim: “adj. 1. Elegante no trajar. 2. De bom gosto”. Mas estas definições variam muito.
    Para mim, ser chique é ser elegante, portanto, não precisa se vestir bem, com boas marcas, é um jeito de ser e se sentir. Você precisa ter brilho próprio, um brilho especial, não precisa fingir, ou fazer esforços, simplesmente a elegância vem naturalmente. Ser chique é ter bom senso, educação, saber “dizer bom dia, boa tarde, boa noite”, ”por favor”, “com licença” e “obrigado” são as palavras mais simpáticas e elegantes que você pode usar. Ser chique é ser você mesma, não demonstrar aquilo que não é, pois assim acabará se transformando numa “chica mui feia”.

    ResponderExcluir
  3. ahhhhhhhhhhh, amor, adorei a definição. Modéstia à parte, se ser chique é isso e muito mais, então estou para chic, pois jamais demonstraria aquilo que não sou. as chicas(os) são muito feios mesmo. erghttt!

    ResponderExcluir