sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Éris e o Pomo da discórdia


Quem já não ouviu falar na expresão 'Pomo da discórdia'? Este termo é atribuído a qualquer pessoa ou algo que causa desentendimento, discórdia ou conflitos entre um e outro; algo que faça alguém brigar entre si. Explico: tudo começou com a lendária história da Guerra de Troia, depois da festa de casamento de Peleus e Tétis, que seria dada aos deuses no Olimpo. Éris, tida como deusa da discórdia, obviamente 'persona no grata' - porque diga-se de passagem, ninguém é tolo de querer alguém assim por perto! - , não fora convidada para o evento. Indignada, tramou vingança colhendo uma maçã dourada (pomo) da árvore das Espérides com a inscrição: 'Para a mais bela', atirando-a à mesa do banquete.

Logo, logo, Heres, Atenas e Afrodite, deusas vaidosas que só, começaram a disputa pelo prêmio. Páris, príncipe de Troia foi designado pelo todo -poderoso Zeus para escolher a bela, de modo que as moçoilas lhe ofereceram, no intuito de suborná-lo, o poder que detinham: Hera, poder político; Atena, habilidade em campo de batalha, sabedoria; e Afrodite, a mais bela mulher do mundo - Helena de Troia -, casada com Menelau. Ora, que homem resistiria ter nos braços a mulher mais bela do mundo? Páris elegeu Afrodite como sendo 'a mais bela deusa' e sua escolha desencadiou a Guerra e destruição de Troia.

A figura arquetípica de Éris é atribuída ao tipo frio e dissimulado (ninguém supõe que por detrás de um rostinho angélico e vozinha mansa, existe um ser maquiavélico), que não mede esforços para conseguir o que deseja, nem que com isso tenha de passar por cima dos outros, já que seu maior atributo é disseminar a discórdia. Diz-se que ela anda ao lado de Ares, deus da guerra, parceria perfeita para ruína, devastação.

É preciso ter cuidado com os(as) Éris que vivem por aí. Os arquétipos se encaixam muito bem aos tipos humanos. Não é difícil reconhecer alguém nesse estilo: é só observar que gente assim tem o dom de desencar conflitos e discórdia onde quer que vá, ao contrário dos pacifistas e harmônicos [...].

Que a paz e harmonia estejam conosco!

Besitos!

RB ;)












Nenhum comentário:

Postar um comentário